ROTINA COM FOCO NA COMPREENSÃO LEITORA



TERCEIRA SEMANA 

Elaborado pelo coordenador da Escola Magdalena; professor Cleidson Granjeiro

ROTINA COM FOCO NA COMPREENSÃO LEITORA


AULA 1 

Texto 1

(EF15LP02) Utilizar conhecimento prévio e elementos visuais para formar previsões sobre o texto a ser lido, validando ou modificando tais previsões durante e após a leitura.

(EF15LP09) Comunicar-se de forma clara e eficaz durante conversas orais, mantendo volume, clareza e ritmo adequados.

(EF15LP10) Ouvir atentamente as falas de professores e colegas, formulando perguntas relevantes e pedindo esclarecimentos quando necessário.

(EF01LP26) Identificar os componentes de uma narrativa lida ou ouvida, como personagens, enredo, e ambientação.

(EF02LP28) Distinguir o conflito central de uma história e sua resolução, bem como descrições que delineiam personagens e cenários.

(EF15LP03) Localizar informações explicitamente apresentadas em textos.

Leitura em Voz Alta
O objetivo da narrativa é captar o interesse do ouvinte com as atividades dos personagens e o desenvolvimento do enredo. Antes da leitura, converse com a turma sobre o que eles já sabem sobre desertos ou sobre histórias de aventura e tesouros. Por exemplo: "Vocês conhecem outras histórias que acontecem em desertos?" Anote os títulos no quadro e discuta as características atribuídas aos desertos nas diferentes histórias.

Fases da Leitura:

Antes da leitura: Focalize o título e incentive os alunos a fazerem previsões sobre o tema do texto.

Durante a leitura: Compare as previsões iniciais com o que realmente acontece na história.

Após a leitura: Faça perguntas que auxiliem na compreensão global da história e engajem os alunos em um diálogo interpretativo sobre o texto.



A Aventura de Léo e Mimi no Deserto das Areias Douradas

No imenso Deserto das Areias Douradas, Léo, uma jovem raposa, e Mimi, uma pequena coruja, eram grandes amigos e adoravam aventuras. Em uma manhã quente, Léo encontrou um antigo pergaminho que parecia mostrar o caminho para um tesouro escondido.

– Mimi, olhe isso! Parece um mapa do tesouro – disse Léo, todo animado.

Mimi, sempre curiosa, respondeu: – Parece muito antigo, e o Deserto das Areias Douradas tem muitos mistérios. Devemos ser cuidadosos, Léo.

Decididos a encontrar o tesouro, os dois amigos enfrentaram tempestades de areia, calor escaldante e até um oásis encantado. Por fim, após três dias intensos, encontraram uma caverna oculta onde estava o tão sonhado tesouro: um baú cheio de pedras preciosas e uma antiga lenda que dizia que a verdadeira riqueza era a amizade.

Felizes e satisfeitos, Léo e Mimi decidiram que o tesouro deveria ser compartilhado com todos os habitantes do deserto e que a lenda deveria ser contada para todas as gerações futuras.

Autor: Professor Cleidson Granjeiro


Objetivo: Desenvolver habilidades de leitura para localizar informações explícitas em textos.

Atividades:

  • Perguntas diretas sobre o texto:

  • Perguntas diretas sobre o texto: a. Quem são os personagens principais?

  •  Resposta: Léo e Mimi. 

  •  Onde a aventura se passa?

  •  Resposta: No Deserto das Areias Douradas.

  •  O que Léo encontrou que deu início à aventura? 

  • Resposta: Um antigo pergaminho que parecia mostrar o caminho para um tesouro escondido.

  •  O que havia dentro do baú encontrado na caverna oculta?

  •  Resposta: Pedras preciosas e uma antiga lenda.

  • Divida a classe em grupos. Cada grupo deve criar três perguntas sobre o texto para serem respondidas pelos outros grupos.

  • Peça aos alunos para descreverem os personagens, os cenários e as etapas da aventura com base nas informações explícitas do texto.

  • Lista de vocabulário: Identifique e discuta palavras ou expressões novas como "pergaminho", "oásis encantado", "pedras preciosas" e "lenda".




  • VOCABULÁRIO

  • Pergaminho: É um tipo de papel antigo feito geralmente de pele de animal. Era muito utilizado para escrever textos importantes ou mapas. No contexto da história, representa algo que contém informações valiosas e é símbolo de aventura.

  • Oásis Encantado: Um oásis é uma área com vegetação e água no meio de um deserto. O termo "encantado" sugere que há algo de mágico ou especial neste oásis em particular. Pode ser um lugar de refúgio ou de desafios inesperados na história.

  • Pedras Preciosas: São minerais que foram cortados e polidos para serem usados em joias ou outros adornos. Na história, representam o tesouro que os personagens estão procurando, mas também podem ser um símbolo de algo valioso que é difícil de encontrar.

  • Lenda: Uma lenda é uma história tradicional que pode ter elementos de verdade, mas também conta com aspectos míticos ou fantásticos. No contexto da história, a lenda serve como uma lição moral, destacando que a verdadeira riqueza é a amizade.



AULA 2: Inferindo Informações Implícitas e Interpretação de Texto

Objetivo:

Desenvolver habilidades de leitura para inferir informações implícitas e interpretar textos.

Atividades:

  • Por que você acha que Léo e Mimi se tornaram amigos, considerando que são de espécies diferentes?

R: A amizade entre Léo e Mimi pode ter surgido de uma compreensão mútua e respeito pelas habilidades e perspectivas um do outro. A amizade deles demonstra que as diferenças não são barreiras para um relacionamento significativo.

  • Quais desafios você acha que Léo e Mimi podem ter enfrentado antes de encontrar o pergaminho?

R: Eles podem ter enfrentado a solidão ou a falta de um objetivo comum que os unisse em uma aventura. Também podem ter enfrentado desafios comuns no deserto, como escassez de comida e água.

  • Qual é o significado do "oásis encantado" em sua jornada?

R: O "oásis encantado" pode simbolizar um momento de descanso e reflexão, um ponto de virada onde eles ganharam força para continuar.

  • Discussão em grupo: Por que você acha que Léo e Mimi decidiram compartilhar o tesouro com a comunidade, em vez de mantê-lo para si mesmos?

R: Léo e Mimi provavelmente valorizam a comunidade e entendem que a verdadeira riqueza vem da conexão e do compartilhamento. Eles podem acreditar que o bem-estar coletivo é mais importante do que o ganho individual.


ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO


1.1. Por que você acha que Mimi alertou Léo para ser cuidadoso ao explorar o Deserto das Areias Douradas?
R: Mimi pode estar ciente dos perigos e mistérios do deserto e queria que ambos estivessem preparados para eventuais desafios.

1.2. Como você imagina que a aventura afetou o relacionamento entre Léo e Mimi?
R: A aventura provavelmente fortaleceu a amizade deles, já que enfrentaram desafios e compartilharam um objetivo comum.

1.3. Por que Léo e Mimi não ficaram com o tesouro só para eles?
R: Léo e Mimi acreditam que a verdadeira riqueza está na amizade e no bem comum, por isso decidiram compartilhar o tesouro com os outros habitantes do deserto.

1.4. Que tipo de liderança você acha que Léo e Mimi demonstraram ao compartilhar o tesouro com a comunidade?
R: Eles demonstraram uma liderança colaborativa e altruísta, colocando os interesses da comunidade acima dos seus próprios.



Atividade de Completar Lacunas:

2.1. Léo e Mimi enfrentaram _______________ e ________________ antes de encontrar o tesouro escondido.
2.2. A aventura levou _______________ para ser concluída.
2.3. Léo e Mimi se tornaram _________________ no Deserto das Areias Douradas depois de compartilhar o tesouro com os outros habitantes.

Respostas para completar as lacunas:
2.1. tempestades de areia, calor escaldante
2.2. três dias
2.3. heróis


MÚLTIPLA ESCOLHA

Por que você acha que Léo compartilhou o mapa do tesouro com Mimi?

a) Ele não queria encontrar o tesouro sozinho.

b) Ele estava assustado e precisava de ajuda.

c) Ele valoriza a amizade e a colaboração.

d) Ele não sabia ler o mapa.

Resposta Correta: c) Ele valoriza a amizade e a colaboração.

O que o "oásis encantado" simboliza na jornada de Léo e Mimi?

a) Um lugar para descansar.

b) Uma armadilha.

c) Um teste de sua coragem.

d) Um momento de descanso e reflexão na jornada.

Resposta Correta: d) Um momento de descanso e reflexão na jornada.

Por que Léo e Mimi decidiram compartilhar o tesouro com a comunidade?

a) Temiam ser perseguidos se guardassem o tesouro.

b) Não gostavam de pedras preciosas.

c) Acreditam que a verdadeira riqueza é a amizade.

d) Queriam ficar famosos no Deserto das Areias Douradas.

Resposta Correta: c) Acreditam que a verdadeira riqueza é a amizade.

Encerramento da Aula:

Peça aos alunos para compartilharem suas respostas e reflexões com a classe. Incentive uma discussão sobre a importância de inferir informações implícitas e interpretar textos de maneira crítica. Isso pode ser útil não apenas para a compreensão de histórias, mas também para a vida cotidiana.



AULA 3 

Desenvolvendo a produção escrita: o texto narrativo


(EF02LP27) Reescrever textos narrativos literários lidos pelo professor.

1. Introdução ao Gênero e Revisão

  • Discussão Inicial: Relembre os elementos de uma narrativa: personagens, enredo, conflito, cenário e desfecho.

  • Leitura Conjunta: Leia novamente o texto "A Aventura de Léo e Mimi no Deserto das Areias Douradas" para os alunos.

  • Debate: Discuta brevemente sobre os elementos da narrativa no texto lido.

2. Preparação para a Atividade de Reescrita

Animais Alternativos: Incentive os alunos a pensarem em outros animais que poderiam estar na situação de Léo e Mimi. Exemplos: uma tartaruga e um coelho, um leão e uma zebra, etc.

Ambiente: Peça aos alunos para imaginarem um cenário diferente para a história. Pode ser um oceano, uma floresta tropical, um planeta distante, etc.

Desenvolvimento do Conflito: Peça aos alunos para imaginarem um novo conflito para os personagens escolhidos, por exemplo, a busca por uma fonte de água em um ambiente árido.

3. Atividade de Reescrita

Divisão em Duplas: Os alunos podem trabalhar em pares para essa atividade, um incentivando o outro e discutindo ideias.

Roteiro de Reescrita: Distribua um roteiro para os alunos seguirem:

a. Título da Nova História: Os alunos devem criar um título apropriado.

b. Personagens: Definir os novos personagens e suas características.

c. Cenário: Descrever o local onde a nova história acontece.

d. Desenvolvimento: Desenvolver a narrativa, mostrando o encontro dos personagens e o novo conflito.

e. Desfecho: Finalizar a história, indicando a resolução do conflito e as lições aprendidas.

Escrita: Os alunos reescrevem a história de acordo com o novo cenário e personagens escolhidos, mantendo a essência e a moral da história original, mas adicionando seu próprio toque criativo.

  • .


VAMOS AVALIAR O TEXTO?


Insuficiente:  zero a 10    Regular: 11 a 20      Bom: 21 a 30      Ótimo: 31 a 40



O texto apresenta

1

2

3

4




Situação inicial

Na situação inicial consta personagens, tempo, espaço





Personagens bem desenvolvidos (boa descrição)





Boa descrição do espaço onde se passam os acontecimentos





O título é coerente com o texto







Desenvolvimento 

Há um conflito claro, com oposição entre personagens





Há um clímax (momento de maior tensão do conflito)





Desfecho

O conflito é solucionado? O desfecho é explicitado?








Norma culta

Uso de ortografia e acentuação gráfica





Segmentação em parágrafos e uso de pontuação.





Emprego adequado de modo e tempos verbais. Concordância nominal e verbal







Aprimorando a Produção Escrita

É comum que alunos enfrentem desafios ao tentar escrever textos originais, principalmente quando se trata de inserir todos os detalhes necessários para garantir clareza e coesão. Uma maneira eficaz de ajudá-los a superar essas dificuldades, especialmente nos estágios iniciais, é através de atividades de reescrita. Dado que o conteúdo básico já está disponível, os alunos podem focar na forma e na estrutura do texto.

Se o aluno ainda demonstrar dificuldades significativas, é possível dividir a tarefa em etapas, permitindo que eles construam o texto por partes. A seguir, apresentamos um conjunto de atividades nesse formato:


1. Situação Inicial:

Atividade: Comece reescrevendo a situação inicial do texto. Concentre-se em fazer uma descrição detalhada do personagem principal e do cenário onde a história se desenrola.

Trabalho em Dupla: Após a escrita, os alunos devem trocar os textos com um colega. Cada dupla revisará o texto do outro, identificando pontos fortes e áreas de melhoria.


2. Desenvolvimento:

Atividade: A partir da situação inicial, os alunos devem agora desenvolver um evento principal que evidencie um conflito entre dois personagens. É fundamental que o relato deste evento seja detalhado, respondendo à questão: "O que aconteceu?"

Trabalho em Dupla: Semelhante à primeira atividade, após a conclusão, os alunos trocam seus textos com um colega para avaliação e feedback.


3. Desfecho:

Atividade: Finalize a história, criando um desfecho. Nesta parte, o aluno deve apresentar uma solução ou resolução para o conflito que foi introduzido durante o desenvolvimento.


4. Revisão Colaborativa:

Atividade: Depois de todas as partes estarem escritas, em duplas, os alunos deverão reler os textos completos um do outro. O objetivo é identificar aspectos que podem ser melhorados no texto do colega, com foco em clareza, coesão e coerência.



Dicas Para o Professor:

Incentive um ambiente de apoio mútuo, onde os alunos se sintam confortáveis para dar e receber feedback.

Forneça aos alunos uma lista de critérios ou um rubrica para ajudá-los durante as revisões em dupla.

Considerando que a produção escrita é um processo, permita que os alunos tenham tempo adequado para pensar, escrever, revisar e reescrever.

Depois de concluir todas as atividades, promova uma discussão em classe sobre o processo de escrita. O que eles aprenderam? Quais partes acharam mais fáceis ou mais desafiadoras?


AULA 04

Aprimorando a Habilidade de Leitura fluente

Aprimorar a fluência é crucial para melhorar as competências de leitura. Para leitores que estão começando, é recomendável dedicar tempo diariamente (cerca de 20 minutos) a situações onde possam praticar a leitura, seja de maneira autônoma ou sob a orientação de um leitor mais avançado. A frequente exposição a palavras impulsiona a progressão no ato de ler.

Nesse contexto, uma sugestão de tarefa domiciliar seria ler pequenos trechos de textos para familiares ou amigos: piadas curtas, enigmas ou breves histórias.


Sugestões de Atividades em Sala:


  • Variedade na Leitura: Proponha a leitura de textos com ritmo, que tenham  uma intenção clara quando lidos em voz alta. Isso torna a repetição da leitura menos monótona e mais envolvente.

  • Leitura Coletiva: Os estudantes leem em uníssono com o docente ou outro adulto que leia bem. Para isso, todos devem ter acesso ao mesmo material que o leitor principal está usando.

  • Leitura em Dupla: Os estudantes se dividem em pares e alternam a leitura em voz alta. Nessa dinâmica, pode ser interessante juntar alunos com níveis de leitura distintos: um mais avançado com outro em desenvolvimento.







  • Dividir a sala em grupos para leitura.


                                           

                                       Lojinha do Seu Zé


TODOS

Na lojinha do Seu Zé

 Eu achei um papagaio

 Amarelo, amarelo, amarelo 

Ei olá, ei olá, na lojinha do Seu Zé!

 Ei olá, ei olá, na lojinha do Seu Zé!

GRUPO 1

Na lojinha do Seu Zé 

Eu achei um trenzinho

 Branco, branco, branco

 Amarelo, amarelo, amarelo 

Ei olá, ei olá, na lojinha do Seu Zé!

 Ei olá, ei olá, na lojinha do Seu Zé!



GRUPO 2

Na lojinha do Seu Zé

 Eu achei uma boneca 

Rosa, rosa, rosa Branco, branco, 

branco Amarelo, amarelo, amarelo 

Ei olá, ei olá, na lojinha do Seu Zé! 

Ei olá, ei olá, na lojinha do Seu Zé!

GRUPO 3

Na lojinha do Seu Zé 

Eu achei um peãozinho

 Preto, preto, preto 

Rosa, rosa, rosa 

Branco, branco, branco 

Amarelo, amarelo, amarelo

 Ei olá, ei olá, na lojinha do Seu Zé!

 Ei olá, ei olá, na lojinha do Seu Zé!

GRUPO 4

Na lojinha do Seu Zé 

Eu achei uma flauta

 Cinza, cinza, cinza 

Preto, preto, preto

 Rosa, rosa, rosa 

Branco, branco, branco 

Amarelo, amarelo, amarelo

 Ei olá, ei olá, na lojinha do Seu Zé! 

Ei olá, ei olá, na lojinha do Seu Zé!





TODOS

Cinza, cinza, cinza

 Preto, preto, preto 

Rosa, rosa, rosa

 Branco, branco, branco

 Amarelo, amarelo, amarelo 

Ei olá, ei olá, na lojinha do Seu Zé!

 Ei olá, ei olá, na lojinha do Seu Zé!



  • Leitura em Dupla: Os estudantes se dividem em pares e alternam a leitura em voz alta. Nessa dinâmica, pode ser interessante juntar alunos com níveis de leitura distintos: um mais avançado com outro em desenvolvimento. Um ler para o outro alternadamente.

Atividade: Leitura em Dupla para Fluência Leitora

Objetivo da Aula: Desenvolver fluência leitora através da atividade "Leitura em Dupla" focando na fluência, prosódia e compreensão do texto.

Material Necessário:

Cópias do texto

Cadeiras dispostas de forma que os alunos possam sentar em duplas.


Introdução

  • Breve conversa sobre a importância da leitura e o que é fluência leitora.

  • Explicar a atividade "Leitura em Dupla" e os seus objetivos.

Preparação 

  • Dividir a turma em pares, preferencialmente emparelhando alunos com diferentes níveis de habilidade em leitura.

  • Distribuir o texto selecionado para cada par.

Atividade Principal: Leitura em Dupla

  • Etapa 1: Um aluno do par começa a ler o texto e a lista de palavras  em voz alta enquanto o outro escuta.

  • Etapa 2: Inversão de papéis: o aluno que escutava agora lê e o que leu escuta.

  • Etapa 3: Discussão entre os pares sobre o entendimento do texto. Identificar palavras ou partes difíceis e discutir significados 

  • Etapa 4: Cada par faz uma segunda tentativa de leitura em voz alta, alternando os papéis novamente e aplicando o que aprenderam na discussão 

Feedback e Compartilhamento 

  • Alguns pares podem ser convidados para compartilhar suas experiências: O que aprenderam? Quais desafios enfrentaram?

  • A classe inteira pode discutir o significado do texto lido e as novas palavras aprendidas.

Encerramento

  • Revisão dos objetivos da aula: o que foi aprendido hoje?

  • Encorajar os alunos a praticar a leitura em casa, seja sozinhos ou com familiares e amigos.









Texto:

A Jornada de Bella e o Pássaro Falante na Ilha das Nuvens

Era uma vez Bella, uma jovem aventureira que sempre sonhou em explorar novos mundos. Certo dia, ela descobriu um mapa que apontava para a Ilha das Nuvens, um lugar mítico onde os pássaros podiam falar.

Junto de um pássaro falante chamado Pip, Bella embarcou em uma jornada cheia de surpresas. "Tenha cuidado, as nuvens aqui não são comuns; elas podem ser traiçoeiras," avisou Pip.

Mesmo com desafios pelo caminho, como nuvens tempestuosas e enigmas no ar, Bella e Pip perseveraram. Chegaram a um vale cheio de flores falantes e resolveram um quebra-cabeça que abriu a porta para o Templo das Nuvens.

"Conseguimos, Pip! O tesouro do Templo das Nuvens é real!" Bella exclamou ao encontrar um baú de pedras preciosas e um pergaminho que concedia o dom da fala aos animais.

A partir desse dia, Bella tornou-se uma lenda em sua vila e Pip pôde conversar com todos, graças ao encanto mágico do pergaminho.

E assim, Bella aprendeu que a verdadeira riqueza estava na amizade e na coragem de explorar o desconhecido.

Lista de Palavras:

1. Bella 2. Pássaro Falante 3. Aventura 4. Ilha das Nuvens 5. Mapa 6. Jornada 7. Surpresas 8. Cuidado 9. Nuvens 10. Traiçoeiras 11. Desafios 12. Tempestuosas 13. Enigmas 14. Vale 15. Flores Falantes 16. Quebra-cabeça 17. Templo das Nuvens 18. Tesouro 19. Baú 20. Pedras Preciosas 21. Pergaminho 22. Dom 23. Fala 24. Animais 25. Vila 26. Lenda 27. Amizade 28. Coragem 29. Desconhecido 30. Riqueza


AULA 5 – HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Leia aqui sobre histórias em quadrinhos

O trabalho com histórias em quadrinhos poderá ser realizado em vários dias, ao longo de um mês de aula. Isso permitirá  que os estudantes pesquisem personagens de quadrinhos, que possam ler quadrinhos de colegas e se familiarizar mais com o gênero. 

Atividade de História em Quadrinhos (HQ)

Objetivos:

Desenvolver a capacidade de interpretação implícita e explícita de textos narrativos em formato de história em quadrinhos.

Estimular a criatividade e o pensamento crítico por meio da produção de histórias em quadrinhos.

Habilidades da BNCC:

(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos.

(EF15LP12) Planejar, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, o texto que será escrito.

Planejamento:

Duração:

150 minutos.

Material Necessário:

Cópias da história da quadrinhos.

Folhas de papel em branco, lápis de cor, canetinhas.

Computadores com software de criação de HQ, se disponível.

Interpretação Explícita e Implícita

  • Apresentação de HQs: Distribuir cópias de histórias em quadrinhos curtas para cada aluno. Pedir para que leiam silenciosamente.

  • Discussão em Grupo: Conversar sobre o enredo, personagens e cenário. Fazer perguntas explícitas como "Quem são os personagens principais?" e implícitas como "Por que você acha que o personagem agiu dessa forma?"

Elementos de uma HQ

  • Discussão em Sala: Falar sobre os elementos de uma história em quadrinhos - balões de fala, pensamento, onomatopeias, etc.

  • Exercício de Interpretação: Distribuir uma nova HQ e pedir que os alunos identifiquem esses elementos e o que eles revelam sobre a história (interpretação implícita).

















ATIVIDADES - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Produção de HQ

  • Planejamento da História: Em grupos pequenos, os alunos deverão planejar uma história em quadrinhos curta. Eles devem decidir o enredo, os personagens e o cenário.

  • Produção da HQ: Usar folhas de papel em branco e materiais de desenho para criar a HQ. 

Atividade de Produção de Texto Narrativo

Objetivos:

Compreender os elementos de um texto narrativo: introdução, desenvolvimento, clímax, desfecho e conclusão.

Desenvolver habilidades de escrita e criatividade por meio da produção de um texto narrativo.

Habilidades da BNCC:

(EF35LP03) Produzir, revisar e editar textos narrativos.

(EF35LP02) Planejar o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores e o suporte.


Suporte ao professor:

Explicação sobre Elementos de um Texto Narrativo:

Introdução

Aqui é onde você apresenta o cenário, os personagens e a situação inicial que dará origem aos eventos da história.

Desenvolvimento

Nesta parte, você descreve os eventos que ocorrem, em que ordem eles ocorrem, e como os personagens reagem a esses eventos.

Clímax

O ponto alto da história, onde o conflito atinge seu ápice. Este é o momento mais emocionante ou tenso da narrativa.

Desfecho

É a resolução do conflito, onde as coisas se acertam ou os personagens chegam a algum tipo de conclusão.

Conclusão

Este é o fechamento da história, que pode incluir uma moral ou uma reflexão sobre os eventos que ocorreram.


Atividades:

Introdução aos Elementos

  • Discussão em Classe: Explicar os elementos de um texto narrativo e discutir exemplos.

  • Exercício em Duplas: Ler um conto curto e identificar os elementos (introdução, desenvolvimento, clímax, desfecho e conclusão).

Planejamento do Texto Narrativo

  • Brainstorming: Cada aluno pensa em um tema ou situação que gostaria de explorar em uma narrativa.

  • Esboço do Plano: Em grupos pequenos, discutir as ideias e esboçar um plano para a narrativa, identificando os elementos principais.

Produção do Texto

  • Escrita Individual: Cada aluno escreve sua própria versão da narrativa, com base no esboço preparado na aula anterior.

  • Revisão em Pares: Os alunos trocam de textos e fazem sugestões de revisão.

 Revisão e Finalização

  • Revisão Final: Os alunos fazem a revisão final de seus textos, considerando as sugestões recebidas.

  • Apresentação e Discussão: Quem desejar pode ler sua história para a classe. Discussão e feedback coletivo.


Ao final, o professor pode avaliar tanto a compreensão dos alunos sobre os elementos de um texto narrativo quanto suas habilidades de escrita e criatividade.


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